ClickMacaé.com.br
ClickMacaé.com.br

» Notícias Principal> Campos> Quissamã> Eventos> Petróleo e Gás

Macaé já conta com a Programa Pérola de Mulher para defender mulheres vítimas de violência

1 de maio de 2005

Coordenadora dos Direitos da Mulher lança o Programa na Semana Atitude Saúde

Nesta sexta-feira, 29/04, a coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Regina Deveza Gomes, participando da Semana Atitude Saúde, no Centro de Referência ao Diabético, lançou o Programa Pérola de Mulher, criado pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher para garantir atendimento humanizado e de qualidade às mulheres vítimas de violência.

Uma platéia atenta formada por mulheres de várias regiões do município e da qual faziam parte a primeira-dama, Márcia Moraes, a esposa do vice-prefeito, Rosane Miranda Assunção, e a presidente da UBM – União Brasileira de Mulheres de Macaé -, Rosária Maria de Souza Santos, pode conhecer as diretrizes desse Programa, direcionado a todas as mulheres atingidas pela violência e que apresentem lesões psicológica, sexual, físicas leves, graves ou estupro.

Antes da apresentação do Pérola de Mulher, a advogada Michele Pinheiro, do Nuam – Núcleo de Atendimento à Mulher – falou sobre o atendimento jurídico às mulheres vítimas de violência, o que as mulheres recebem do Nuam e as parcerias que vêm sendo formadas pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher para garantir toda assistência à mulher que sofra qualquer tipo de violência, ressaltando que os objetivos são garantir à mulher os seus direitos e respeitar a sua vontade.

A coordenadora Vânia Deveza disse o Pérola de Mulher será lançado oficialmente no próximo dia 3 de maio e que esse trabalho, que  começou no município desde 2002, visa proteger não só a mulher vítima de violência, mas também os seus familiares. Ressaltando as parcerias com a Delegacia de Macaé, Promotoria e Defensoria Pública, Vânia mostrou como a mulher que sofre qualquer tipo de violência pode buscar ajuda, seja em caso de violência com lesões físicas leves, lesões graves ou estupro.

Vânia Deveza disse, ainda, que na próxima terça-feira estarão acontecendo cursos de capacitação para profissionais de saúde para atender às mulheres que tenham passado por qualquer situação de violência. Ela ressaltou a importância do Nuam, situado na Rua da Igualdade, 890, Imbetiba, onde a mulher agredida é atendida e acompanhada por uma equipe técnica multidisciplinar, constituída exclusivamente por mulheres advogadas, psicólogas e assistentes sociais e equipe de apoio.

Sobre o atendimento à mulher violentada, Vânia Deveza disse que a Coordenadoria dos Direitos da Mulher vai enviar aos Hospitais e Postos da Saúde que atendem à emergência o kit para atender a essa mulher, visando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hepatite e contendo pílula para evitar gravidez indesejada.

– Uma boa notícia para as mulheres macaenses me foi dada pelo prefeito Riverton Mussi ontem (quarta-feira): a prefeitura de Macaé está formando uma parceria com o governo do Estado para a construção no município da Delegacia da Mulher – encerrou a coordenadora.

Fonte: SeCom - Prefeitura Municipal

Últimas Notícias
» Empresários do Sana têm novo encontro segunda-feira
» Beneficiamento do pescado é mais uma oportunidade de renda
» Prefeitura quer inovar na reciclagem de resíduos
» Macaé terá posto de abastecimento para a pesca artesanal
» Language Planet divulga parceria com World Study
» Iniciativa privada busca parceria com município na área de Saúde
» Ministério da Agricultura aprova local do matadouro Municipal
» Macaé já conta com a Programa Pérola de Mulher para defender mulheres vítimas de violência
» Projeto Belezza forma cabeleireiras
» Licitação de linhas de ônibus acontece no dia 5 de maio
veja mais notícias »

Política de Privacidade | Privacy policy | Publicidade | ContatoDesenvolvido pela SYS Computing