Notícias

Macaé se destaca em classificação do Ministério de Turismo


Macaé é conhecida pela sua serra e praias. Entre as diversas opções de passeios, seja no inverno ou no verão, o município acolhe turistas e possui a segunda maior rede hoteleira do Rio de Janeiro. Com tantos atrativos, Macaé foi incluída na categoria B do Ministério do Turismo (MTur), que classifica os municípios brasileiros de acordo com variáveis de desempenho econômico.
 
A atual gestão incrementam iniciativas que fomentem o setor. Exemplos disso são a XIII Feira Brasil Offshore, que atingiu a marca de 50 mil visitantes e 700 marcas expositoras, o VI Festival Macaé Turismo e Gastronomia, que recebeu 30 mil pessoas durante quatro dias de eventos, além de melhorias em pontos turísticos.
 
O Sana, por exemplo, em período de alta temporada, recebe em média duas mil visitas por final de semana. O Portal do Sana recentemente passou por uma revitalização em sua pintura bem como algumas placas indicativas.
 
- Estar em uma nova categoria é para nós ao mesmo tempo avanço e responsabilidade. Estamos investindo em qualificar nossos equipamentos turísticos, mas não poderemos esquecer o que já temos, é por isso que fomos incluídos na categoria B. Temos a segunda maior rede hoteleira do estado, 11 quilômetros de praias e lagoas costeiras, um circuito turístico forte, que nos desafia a trabalhar, e motivar a população para convidar parentes e amigos para curtir Macaé – destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães.
 
Categorização MTur - O índice do MTur avalia número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro são agrupados em cinco categorias, indo do A, para o melhor avaliado, até o E.
 
O grupo B, a qual Macaé está incluso, possui 167 municípios, o equivalente a 5% das cidades categorizadas pelo Ministério do Turismo. São destinos turísticos de 20 estados, com participação expressiva de localidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul.  A ideia é que, conhecidas as características de cada grupo de municípios, torna-se mais fácil proporcionar apoios adequados a cada um deles.

Próximas atividades - O próximo evento realizado no Sana será no dia 27 de setembro, em comemoração ao dia do turismo com atividades para o trade turístico e população. Ainda para setembro está prevista a realização do Sana Instrumental, que contará com o apoio da prefeitura. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo participa ativamente do conselho da APA do Sana que realiza estudos de melhorias e preservação. Os turistas se dividem em atrações como banho de cachoeira, caminhada e atividades no Arraial. Muitos pernoitam nas pousadas existentes, que hoje oferecem diversificações em preços e serviços.

Fonte: Comunicação Social - Macaé