Notícias

Macaé 202 anos: de Princesinha do Atlântico a Capital Nacional do Petróleo


No próximo dia 29, Macaé comemora 202 anos da criação da Vila de São João de Macaé. O ano era 1813, e de lá para cá muita coisa mudou. A cidade cresceu, se desenvolveu e alcançou o status de Capital Nacional do Petróleo. Mas a energia das pessoas que foram os pilares desse desenvolvimento, que se dedicavam a atividades como pesca, agricultura, pecuária e comércio, continua permeando os macaenses que aqui nasceram ou que adotaram o município como lar.
 
A historiadora do Solar dos Mellos, Conceição Franco, dá os detalhes sobre as atividades econômicas mais importantes na cidade, anteriormente chamada de Princesinha do Atlântico. "Na década de 1970, quando a Petrobras chegou a Macaé, as atividades econômicas mais fortes eram a agricultura, a pecuária, o comércio e a pesca", destaca, acrescentando que nos primórdios da formação da localidade, a economia se baseava nos currais e na lavoura.
 
Em determinado momento, sua principal esfera econômica foi a plantação de cana-de-açúcar e nos fins do século XVIII, a lavoura de café.
 
Atualmente, a Prefeitura de Macaé está investindo no apoio à indústria pesqueira. O novo mercado ocupa área de cerca de mil metros quadrados, é um espaço agradável, limpo e funcional.  O Mercado de Peixes é formado por um moderno prédio com as bancas no térreo para abrigar os comerciantes do pescado. Azulejadas, as bancas contêm pia para lavar o pescado e balança digital. Toda a parte externa recebeu vidros e no andar superior foram construídas salas exclusivas para a administração.
 
O pátio externo tem piso concretado, área com jardinagem, postes com luminárias,  bancos, áreas laterais para passeio e circulação. A obra conta com rede de esgoto, cisternas para armazenagem de água de consumo e para a água de reuso. O novo mercado conta com o controle de qualidade do que entra e o que é vendido à população. O controle do pescado vai garantir a fiscalização rigorosa em todos os produtos da pesca, só sendo comercializado o pescado de qualidade. 
 
Macaé tem como sua principal atividade econômica a indústria de exploração de óleo e gás. A prefeitura não mede esforços para proporcionar maior integração com essa cadeia na qual a administração municipal dá apoio às empresas e aos novos investidores. Como exemplo disso a Casa do Empreendedor, a rodada de negócios de gestão municipal, a nova lei que beneficia pequenas empresas, o microcrédito produtivo orientado, e o alvará on-line.
 
A cidade expressa toda sua vocação econômica, setor onde também se ressalta o turismo: fonte inesgotável de recursos nos quais a região serrana de Macaé, com suas cachoeiras e montanhas e as atrativas praias têm muito a oferecer. Assim, moradores e turistas desfrutam de uma economia ativa, geral e ampla.

Fonte: Comunicação Social - Macaé