Notícias

Petrobras não terá problema com balanço de 2014, diz Levy


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que Petrobras vai superar os problemas que enfrenta com a divulgação de seu balanço do terceiro trimestre de 2014 e disse acreditar que a estatal não terá dificuldades com o demonstrativo do ano fechado. A declaração foi feita nesta quarta-feira a investidores e analistas, durante evento realizado pelo Conselho das Américas, em Nova York.

Levy destacou que os gastos da Petrobras sempre foram transparentes e que a estatal tem dado mostras de sua competência ao manter em constante crescimento a exploração e refino de petróleo. O ministro disse que a empresa vai “virar a página”.

Sobre a economia brasileira, Levy afirmou que o governo tem vontade e meios para fazer os ajustes necessários para responder ao novo ambiente global e promover um novo ciclo de crescimento econômico. Não disse como espera alcançar esse ciclo após os cortes realizados no orçamento e a redução na capacidade de financiamento do BNDES, principal banco de investimentos do país.

Levy resgatou uma apresentação de 2005, quando o ministro da Fazenda era Antonio Palocci, e afirmou que “a mensagem de 2005 ainda é verdadeira”. O slide destacado informava que o Brasil havia aproveitado o bom momento econômico da época para confirmar sua responsabilidade fiscal, superar a restrição externa, avançar na agenda microeconômica, transformar a composição da dívida pública e investir e melhorar as condições de vida da população.

O ministro apontou ainda que o Brasil não foi o único país a ver sua dívida crescer e segue com nível observado em outros países emergentes, como Rússia e África do Sul.

Fonte: Monitor Mercantil