Notícias

Petrobras produziu 409 mil barris de petróleo no Espírito Santo


A produção de petróleo da Petrobras no Espírito Santo chegou a 409,6 mil barris no último dia 12 de novembro, informou a companhia ontem, terça-feira (18).

Esse total, somado à produção de gás natural, que foi de 14,7 milhões de metros cúbicos, fez com que a produção total do estado, na mesma data, alcançasse 502,3 mil barris de petróleo equivalente. São Paulo perde participação nas exportações brasileiras desde 2009

São Paulo perdeu participação nas exportações brasileiras desde a crise financeira que se acentuou em 2009. De acordo com o Boletim Regional do Banco Central, o Estado respondia em 2013 por 23,2% dos embarques. Em 2009, eram 29,2%.

Esse comportamento é explicado pela queda nas vendas de produtos manufaturados, que têm grande participação na pauta exportadora do Estado e foram os mais afetados pela queda no consumo dos países importadores.

Nesse período, as vendas de produtos fabricados no Estado para o exterior caíram 0,5% ao ano, em média. As exportações nacionais, por outro lado, avançaram na média de 4,1% ao ano.

Entre 2004 e 2009, por outro lado, os comportamentos nacional e paulista foram muito semelhantes, respectivamente, de 22% e 20% de variação média anual.

O Estado vem perdendo espaço no PIB do pais, de acordo o resultado das Contas Regionais do Brasil de 2012, que mostra a participação dos Estados e setores da economia na geração da riqueza nacional. Os dados foram divulgados pelo IBGE na última sexta-feira (14).

São Paulo teve a terceira queda consecutiva de participação na geração das riquezas. Mesmo assim, o Estado permanece sendo responsável por um terço do resultado do PIB brasileiro.

Em 2012, sua participação foi de 32,1%, queda de 0,5 ponto percentual em relação ao verificado em 2011. No início da série histórica, em 2002, a fatia era de 34,6%.

IMPORTAÇÕES

Pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada na segunda-feira (17) mostrou que o brasileiro está comprando cada vez mais bens importados. No terceiro trimestre do ano, 21,9% dos produtos industrializados consumidos no país vieram de fora.

É o maior valor desde 2007, quando a CNI iniciou a série estatística. Esse índice considera os últimos 12 meses, contados a partir de setembro.

A participação de importados na lista de produtos consumidos pelos brasileiros cresceu 0,8 ponto percentual no terceiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

O recorde se confirma depois de os dados do primeiro semestre –que indicavam uma participação de 22,5% de importados no carrinho de compras do brasileiro– ter sido revisado, para 21,7%.

O total produzido no período foi de 12,6 mil barris acima do último recorde produtivo da companhia, obtido em 16 de outubro. Merece destaque, a plataforma P-58, que opera desde 17 de março no pós-sal e pré-sal do Parque das Baleias e já produz 115 mil barris de petróleo por dia.

Fonte: Agência Petrobras