Notícias

Ibama emite licença de operação do pré-sal em Mangaratiba (RJ)


O Ibama emitiu, na quarta-feira (08/10), a Licença de Operação n° 1263/2014 para a “Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Polo Pré-Sal, Bacia de Santos – Etapa 1 – Desenvolvimento da Produção no Campo de Lula, Área de Iracema Sul – FPSO Cidade de Mangaratiba”.

A viabilidade deste empreendimento foi atestada em 2012, quando foi emitida a Licença Prévia para um conjunto de atividades que ocorreriam região.

Integram este conjunto de empreendimentos da Etapa 1 de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-Sal diversos testes de longa duração, atividades desenvolvidas por navios-plataforma que permanecem em locações por alguns meses adquirindo dados quanto aos reservatórios. Além destes, já estão em operação dois pilotos de produção, através do FPSO Cidade de São Paulo e do FPSO Cidade de Paraty, unidades de maior porte que permanecerão em produção por mais de 20 anos.

O desenvolvimento da produção por intermédio do navio-plataforma FPSO Cidade de Mangaratiba na área de Iracema Sul, Campo de Lula, é o terceiro e último empreendimento de grande porte no âmbito da Etapa 1. A capacidade nominal de processamento da unidade é de 150.000 barris por dia de óleo e 8 milhões de m³/dia de gás. Considerando o elevado teor de CO2 em alguns dos reservatórios do Pré-Sal, destaca-se o compromisso da Petrobras com a separação e reinjeção de grande parte deste CO2, recurso também presente no FPSO Cidade de Mangaratiba.

Como condição para a concessão desta licença, diversos projetos ambientais estão em andamento e buscam um melhor acompanhamento e controle da influência do desenvolvimento do Pré-Sal sobre os fatores ambientais da região.

Fonte: Ibama