Notícias

Cresce o uso de tecnologias modulares como soluções rápidas de construção


Uma solução inteligente e versátil para a criação de novos espaços empresariais vem sendo cada vez mais utilizada: construções com estruturas metálicas em módulos.  Tanto containers marítimos reformados, quanto módulos habitáveis, feitos com chapas de aço reconfiguráveis, estão dando lugar a escritórios inteiros, ou vestiários, cozinhas, banheiros, arquivos, salas de aula e treinamento, almoxarifados e canteiro de obras.

Bastante flexíveis, estes espaços são usados como alternativas temporárias ou fixas, podendo ser locados ou comprados. Segundo Mauro Sergio, gerente da filial de Rio das Ostras da NHJ do Brasil, a montagem lembra o brinquedo lego. “As empresas podem aumentar ou diminuir suas áreas conforme a necessidade, Isto traz economia com aluguéis de áreas que podem ficar inutilizadas por alguns períodos”, ressalta.

Os produtos têm estrutura para receber todas as instalações de ar condicionado, hidráulica, elétrica, iluminação, entre outros itens e recebem ainda revestimento termo-acústico, quando necessário. Outra vantagem é a agilidade na montagem. “Uma construção deste tipo fica pronta de 30 a 90 dias. E quando se usa apenas containers, a montagem é ainda mais rápida”, diz.

Os espaços podem ser desmobilizados e reutilizados com outra finalidade com muita facilidade, ao contrário da alvenaria, que exige demolições. Mauro ressalta que é possível fazer prédios de até três andares. “Esse tipo de obra é facilmente reconfigurável de acordo com o desejo do cliente, com garantia de reaproveitamento constante de espaços construídos, A unidade ou o conjunto, por não ser estrutura fixa, pode ser facilmente transportado e expandido”.

Segundo Mauro Sérgio, as características modulares e estruturais fazem com que a tecnologia tenha melhor desempenho que outras tecnologias convencionais, principalmente na questão de cronogramas apertados para execução das obras.

Além disso, os containers e módulos usam fundações rasas, distribuídas uniformemente, sem que haja necessidade de impermeabilizar o solo. Por essa razão, não causam nenhum tipo de impacto ambiental durante a sua permanência.

A empresa AFG Inspeção e Reparo de Risers S.A, em Macaé, está montando sua base com containers. Os equipamentos foram locados por quatro anos e em cinco dias os containers foram preparados para serem instalados. Ao todo, serão utilizados seis containers acoplados, com duas escadas, passarela, guarda corpo e sobre teto. Cada container mede 20 pés ( 2,43 m largura x 6,06 m comprimento x 2,58m altura),  com aproximadamente 15 m².

Sobre a NHJ do Brasil - Com soluções inteligentes para aproveitar pequenos espaços e inovar em ambientes comerciais, a NHJ do Brasil é pioneira em projetos de locação e venda de módulos habitáveis e contêineres marítimos. A empresa, que atua há 19 anos no mercado, opera nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará desenvolvendo tecnologias exclusivas com alta qualidade e segurança para os mais variados setores.

Mais informações sobre a NHJ do Brasil no site www.nhjdobrasil.com.br.

Fonte: Jessica Ambrósio - Monte Castelo Idéias