Notícias

SOTREQ inicia operações em unidade de Macaé em agosto


Entendendo a cautela que o momento exige, a Sotreq continua apostando nos avanços do setor de óleo e gás e se prepara para atender as encomendas já em carteira e as demandas futuras. Para isso, a empresa conta com sua nova filial em Macaé (RJ), onde, segundo o gerente comercial para o mercado de Óleo e Gás da Sotreq, Diego Reis, instalará um centro de treinamento para a formação de mão de obra especializada em operação e manutenção de motores e grupos geradores. A filial foi concluída agora e as atividades serão iniciadas este mês, com lançamento oficial em setembro, após investimentos de cerca de R$ 20 milhões.

O executivo disse que a Sotreq acredita na política de conteúdo local como meio de desenvolvimento do país. Segundo ele, a empresa conquistou a confiança de seus clientes por meio dos investimentos e das entregas realizadas no mercado nacional.

Que tipos de motores vocês desenvolvem para as atividades da indústria de óleo e gás e quais são suas aplicações?

A Sotreq, por meio da Unidade de Negócio Petróleo e Marítimo (UNPM), desenvolve soluções com base nos motores Caterpillar para as mais diversas aplicações da indústria de óleo e gás, tais como: Geração de Energia, Sistemas de Compressão de Gás, Bombas de Combate a Incêndio, entre outras máquinas rotativas. A Caterpillar é líder mundial na fabricação de motores de combustão interna, que têm como característica principal a alta performance e são projetados para as operações mais robustas nos ambientes offshore e onshore.

Quais são os principais clientes da Sotreq no segmento de óleo e gás?

A Petrobrás é, sem dúvida, o maior cliente desse segmento. Além de ser um cliente direto da Sotreq, a empresa fomenta grandes oportunidades de negócio no mercado. Temos como premissa atender a todos os clientes com a mesma dedicação. Para nós, o importante é trabalhar para oferecer a melhor solução, com base nos motores Caterpillar, que têm como tradição a confiabilidade, a durabilidade e o alto desempenho.

Quais foram os últimos lançamentos nessa área?

A Sotreq está sempre inovando e investindo em desenvolvimento, para oferecer soluções diferenciadas que se integram e agregam na operação de nossos clientes. Desde 2012, quando houve o lançamento da linha de montagem de grupos geradores na fábrica da Caterpillar em Piracicaba, já foram entregues mais de 100 grupos geradores para estaleiros nacionais, o que inclui o fornecimento inédito de motores de média rotação para o projeto de 12 das 28 sondas do pré-sal, encomendadas pela Petrobrás à Sete Brasil. Somos o fornecedor de motores diesel de média rotação que entregou os maiores índices de conteúdo local nesse projeto.

Como vê a política do conteúdo local no Brasil?

A Sotreq, juntamente com a Caterpillar, acreditou e continua a acreditar na política de conteúdo local como meio de desenvolvimento do país. Os resultados estão aparecendo, pois conquistamos a confiança de nossos clientes por meio dos investimentos e das entregas realizadas, o que reforça nosso compromisso com a iniciativa do conteúdo local e foco no fornecimento de energia para o setor de óleo e gás.

Como vocês avaliam o momento do mercado para os fornecedores de tecnologias para as atividades de óleo e gás?

Apesar do cenário de cautela, a Sotreq continua apostando nos avanços do setor e focando no cumprimento das entregas das encomendas que temos em carteira. Isso nos deixará mais preparados para atender as demandas futuras, que aguardamos como resultado das últimas rodadas da ANP, realizadas em 2013. Um exemplo de credibilidade e confiança nesse mercado é o investimento de cerca de R$ 20 milhões na nova filial da Sotreq em Macaé (RJ), em um terreno de 25 mil metros quadrados, localizado nas proximidades do Terminal de Cabiúnas da Petrobrás (Tecab).

Quando será inaugurada a filial?

As obras já foram concluídas e o início das operações já está programado para este mês (agosto), com lançamento oficial em setembro.

Quais serão as atividades da unidade?

O foco é dar suporte às operações offshore de petróleo e marítimo. Entre os diferenciais da nova filial, destacam-se: um centro de treinamento para o segmento offshore de padrão mundial, visando à formação de mão de obra especializada em operação e manutenção de motores e grupos geradores; uma oficina para reparo de componentes; e um almoxarifado de peças de reposição dimensionado para atender toda a população de motores Caterpillar na região.

Fonte: Petro Notícias