Notícias

Portal Sebrae oferece informações estratégicas para o setor de Petróleo e Gás do Rio


O programa conta com produtos de inteligência competitiva destinados aos empresários do estado

Os empresários do estado do Rio de Janeiro podem contar com uma nova ferramenta de suporte à gestão empresarial. O Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) acaba de lançar o Programa Sebrae Inteligência Setorial, portal de informações estratégicas destinado a apoiar os empresários em tomadas de decisões. Os produtos de inteligência, entre eles boletins, alertas de oportunidades, notícias relevantes, relatórios de tendências e cases de sucesso do setor, podem ser acessados pelo www.sebraeinteligenciasetorial.com.br.

O portal oferece dicas sobre como usar, na prática, as informações estratégicas para melhorar a gestão e a competitividade do empreendimento. Além de petróleo e gás, a primeira etapa do programa beneficiará também os setores de construção civil, moda e turismo do estado do Rio de Janeiro. O cadastro no portal, assim como o acesso às informações e conteúdos, serão gratuitos.

Um canal de interatividade permitirá aos empresários a avaliação dos conteúdos e solicitação de novos temas a serem monitorados. O portal foi estruturado de forma objetiva, para facilitar a consulta e utilização das informações e conteúdos, que também podem ser acessados por meio de plataformas móveis, como smartphones e tablets.

Os chamados mapas de informações estratégicas – que reúnem diversos tópicos e temas de forma relacionada e conectada, específicos para cada setor - foram construídos de forma colaborativa, a partir da demanda dos empresários, representantes de entidades, associações, sindicatos e instituições parceiras do Sebrae/RJ, que participaram de workshops setoriais, durante a fase de planejamento do projeto. Em nove encontros foram elencados os principais temas a serem monitorados de forma sistemática e contínua, onde foram organizados, contextualizados e analisados, para originarem os produtos de apoio à tomada de decisão pelos empresários (boletins, relatórios e alertas, por exemplo).

Carência de informações - Conhecer bem o mercado e identificar possíveis mudanças de cenário são fatores fundamentais para os negócios. No entanto, a carência de informações estratégicas é um problema comum entre os empresários de micro e pequenas empresas. Segundo o gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae/RJ, Cezar Kisrzenblatt, com esta ferramenta os empresários de micro e pequenas empresas terão acesso gratuito a informações estratégicas voltadas para os seus negócios. “Dessa forma, poderão aumentar a competitividade no mercado. É missão do Sebrae/RJ apoiar o empresário na busca de soluções para mitigar riscos e aproveitar oportunidades”, afirma.

Evandro Esteves, empresário de Macaé que atua no segmento de materiais elétricos especializado em componentes e sistemas offshore, acredita que a ferramenta será muito útil para os gestores do setor. “O setor de petróleo & gás é muito dinâmico. Esse novo sistema promete preencher uma lacuna que já existe no Brasil há muitos anos. Acesso à informação o empresário já tem, o problema é ter essas informações organizadas de forma profissional e avaliadas como estratégicas. Isso nós não temos”.

Para a coordenadora de conteúdo local e relacionamento com o mercado financeiro da UO-BC (Unidade de Operações da Bacia de Campos) da Petrobras, Rita Santos, o mercado precisa cada vez mais de informações de valor para se tornar competitivo. “As MPEs não têm tempo necessário para buscar informações detalhadas necessárias para o desenvolvimento empresarial. Não apenas do ponto de vista da Petrobras, mas do mercado como um todo, é muito importante que essas empresas estejam aptas para fazerem parte da rede de fornecedores da cadeia”.

Segundo Anália Ferreira, coordenadora de Ciência e Tecnologia da ANP, que esteve presente no primeiro encontro, ainda é difícil mapear empresas de menor porte que ofereçam serviços e produtos à cadeia de petróleo & gás. “Muitas pequenas e médias empresas possuem grande potencial, mas desconhecem os mecanismos para participar de uma licitação, por exemplo. É fundamental o apoio do Sebrae/RJ para que essas empresas se insiram no mercado”.

A expectativa é de que mais de 3.500 empresas do Rio de Janeiro se inscrevam no portal no primeiro ano. O espaço, no entanto, estará aberto tanto para pessoas jurídicas como físicas. Segundo Cezar Kiszenblatt, os próximos setores estratégicos com os quais o Sebrae/RJ atua (alimentos, base tEcnológica e economia criativa), também serão atendidos pelo programa de forma gradativa.

Os produtos de inteligência:

Mapa de Informações Estratégicas - mapeamento das necessidades de cada setor a partir de temas sugeridos pelos empresários e entidades. Todos os tópicos e temas são organizados e conectados. Esse produto é atualizado periodicamente e adaptado às novas demandas.

Boletim de Tendência - Apresenta análises preditivas sobre os temas e tópicos encontrados no Mapa de Informações Estratégicas de cada setor monitorado pelo programa. São utilizados métodos de análise estratégica para identificar tendências e oportunidades de mercado.

Alertas – disparo instantâneo de notícias consideradas de grande impacto e que possam gerar novas oportunidades de mercado ou alertar possíveis ameaças. O conteúdo é enviado via SMS e e-mail apenas para usuários que, no momento do cadastro, optarem por receber esse produto.

Notícias de Impacto – seleção de notícias relevantes e de demandas específicas dos setores e seus segmentos, de acordo com os temas e tópicos propostos no Mapa de Informações Estratégicas. As notícias são monitoradas diariamente em mídias nacionais e internacionais.

Relatórios de inteligência – são de dois tipos: o mensal e o trimestral. No mensal são feitas análises aprofundadas sobre os temas apresentados no Mapa de Informações Estratégicas. O trimestral oferece retrospectiva das publicações durante esse período.

Fonte: Daniella Fernandes - IAA Comunicação e Eventos