Notícias

Petrobras investe na segurança pública do Norte Fluminense


Convênio com os municípios instala novas câmeras de segurança

A Petrobras firmou convênios com três municípios do Norte Fluminense, dentro do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar). O objetivo é contribuir com a melhoria da segurança pública de Macaé, Carapebus e Rio das Ostras, através da instalação de novas câmeras de segurança e monitoramento. Os convênios foram assinados na terça-feira (15/04), no Centro de Convenções de Macaé. O encontro marcou também a entrada oficial de Carapebus e Rio das Ostras no Prodesmar.

Para Carapebus, o convênio contempla a implantação do Sistema Municipal de Videomonitoramento, com a instalação de cinco câmeras e postos de vigilância, integrado à Polícia Militar, à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e à Guarda Municipal. Em Rio das Ostras, o projeto é de expansão do Sistema de Videomonitoramento, com a instalação de dez novas câmeras. Em Macaé, além da expansão com a chegada de oito novas câmeras, o convênio inclui a manutenção e redimensionamento do sistema já existente.

“Ao longo da história, a Petrobras procura ser um agente de desenvolvimento nas comunidades onde atua. E no Norte Fluminense não é diferente. A companhia foi muito bem acolhida pela comunidade. A nossa força de trabalho se expandiu não só em Macaé, mas também nas cidades vizinhas. O Prodesmar é mais um comprometimento da Petrobras com a região”, comentou o gerente de Planejamento e Gestão da Unidade de Operações da Bacia de Campos (UO-BC), Luiz Renato de Souza Justino, que representou a companhia na assinatura dos convênios.

Também presente na reunião, o gerente de Comunicação e Segurança de Informações da UO-BC, Vaney Cunha, ressaltou que o Prodesmar está aberto a projetos em diferentes áreas. “Toda iniciativa que promova o desenvolvimento da região é bem vinda no Prodesmar”, afirmou, lembrando que outras ações em andamento, como a ampliação dos cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos em Macaé, poderão ser levados pra outros municípios.

O prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior, afirmou que a assinatura do convênio não poderia vir em uma melhor hora. “Infelizmente, a segurança pública acabou se transformando em uma prioridade para os municípios da nossa região. A chegada das novas câmeras do Prodesmar é fundamental neste momento”, destacou.

O prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino, elogiou a presença da Petrobras nas comunidades onde atua. “Não podemos esquecer que hoje a nossa população é formada na maioria por pessoas que vieram de outros lugares do país atraídas pela indústria offshore. Por isso a presença da Petrobras junto ao poder público é sempre tão importante”, disse Sabino.

Representando o prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes, o presidente da Câmara de Vereadores, José de Vasconcelos Luna Junior, o Juninho, também agradeceu à Petrobras o investimento na implantação do Sistema de Videomonitoramento do município.

A assinatura dos convênios aconteceu durante a reunião dos comitês de coordenadores e diretivo do Prodesmar, onde também foi apresentado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) o estudo técnico feito para a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no trecho que liga Macaé a Rio das Ostras.

Prodesmar

Iniciado em 2008, o Prodesmar é fruto da articulação entre o governo do Estado do Rio, dos municípios da região e a Petrobras. O objetivo é contribuir para a sustentabilidade de ações estruturantes para a sociedade, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios da região da Bacia de Campos.

Entre as iniciativas do Prodesmar na região estão a aquisição de duas viaturas para o 9º Grupamento de Bombeiros Militares, a Qualificação Profissional não Exclusiva à Cadeia do Petróleo, que capacitou cerca de 8,5 mil alunos, a  construção do Centro de Operações do 32º Batalhão de Polícia Militar (COBAT) e as instalações de GPS em viaturas da Polícia Militar, além da implantação de 28 câmeras de monitoramento em Macaé.

Por meio do Prodesmar também é desenvolvido o projeto de Planejamento Estratégico do Norte e Noroeste Fluminense, que terá sua próxima etapa com a implantação do Plano de Reestruturação e Desenvolvimento Sustentável da Região Serrana Fluminense.

Fonte: Simone Noronha - Petrobras