Notícias

Macaé discute segurança pública com empresários


Para discutir a segurança pública de Macaé, o secretário municipal de Ordem Pública, Edmilson Jório, participou, na quinta-feira, (10/04), de um encontro com empresários e membros da Comissão Municipal da Firjan/CIRJ, no Senai-Macaé. Durante o evento, que aconteceu na sede da instituição, foi apresentado o tema “Situação da Segurança Pública em Macaé”.

De acordo com o secretário, Macaé é parceira das ações de políticas públicas do Estado para redução da violência. “Em 2007, de 5ª cidade do Brasil com alto índice de homicídios, passamos para 248ª posição, em 2013. Isso sinaliza que o município e as forças de segurança estão no caminho certo”, disse o secretário. Ele acrescentou que, neste período, a cidade teve um crescimento populacional de 33,40%, o que representa cerca de 55 mil pessoas nos últimos cinco anos.

Edmilson Jório apresentou ainda medidas que contribuem com a segurança pública do município. Entre elas, requalificação urbana das comunidades Nova Holanda e Nova Esperança, reforma de unidades básicas de saúde, bases da polícia pacificadora, retomada de serviços públicos essenciais, instalação do Sistema Municipal de Videomonitoramento e outras.

- Macaé ocupa um papel importante no cenário nacional, principalmente, pelo desenvolvimento da indústria do petróleo, que atrai mais e mais pessoas para a cidade. Porém, os indicadores de segurança estão sendo controlados. Somos um município participativo e dentro de um novo processo de pacificação -, frisou.

No encontro, também foi realizada uma análise comparativa entre os Batalhões de Polícia Militar, que compõem a 6ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), feita pelo presidente do Instituto de Segurança Pública da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Augusto Souza Teixeira, além de palestra sobre o “Desenvolvimento econômico e importância de Macaé para a política energética do Brasil”, ministrada pelo presidente da Comissão Municipal Firjan/CIRJ Macaé, Evandro Esteves.

- Não pretendemos implantar a mesma 'receita de bolo' da capital, pois temos que respeitar a realidade local e, assim, agir de forma adequada. Estamos trabalhando em parceria com os municípios, buscando um diálogo de sucesso e mais próximo do cidadão -, ressaltou Paulo Augusto Souza Teixeira.

Fonte: Comunicação Social - Macaé